Como saber o valor de uma prótese dentária
A prótese dentária é uma das opções para pessoas que perderam um ou mais dentes, tendo como principais finalidades:
- Restaurar a função mastigatória;
- Recuperar a auto estima;
- Melhorar a função fonética;
- Reabilitação bucal
- Repor um ou mais dentes;
- Melhorar a estética do sorriso.
Assim, para saber qual o tipo de prótese dentária mais adequada para cada paciente é preciso procurar a orientação de um bom profissional para que este possa avaliar o quadro clínico do paciente e indicar o tratamento que irá atender às necessidades de cada um e informar o valor de uma prótese dentária.
Quais os tipos de prótese dentária
É possível encontrar diferentes tipos de prótese dentária, cada uma indicada para uma determinada finalidade e varia o valor de uma prótese dentária. Listamos a seguir alguns deles:
- Prótese dentária total removível: conhecida popularmente como dentadura é indicada para os pacientes que perderam um ou mais dentes, sendo fabricada a partir de moldes que se assemelham à anatomia da arcada superior e inferior do paciente. Os resultados dependem da quantidade de osso remanescente e da qualidade da gengiva;
- Prótese parcial removível: conhecida popularmente como ponte móvel, é colocada no paciente por meio de grampos de metal, podendo ser removida para que o paciente realize uma melhor higienização. Um dos pontos desfavoráveis é a presença de grampos e estrutura metálicas que ficam aparentes, comprometendo a estética do sorriso;
- Prótese dentária unitária fixa: é indicada para pacientes que sofreram a perda de dente devido à cáries, fraturas ou restaurações que foram realizadas o tratamento de canal, sua finalidade está relacionada ao recobrimento total do dente.
Somente um profissional poderá indicar o tipo de prótese mais adequada e o valor de uma prótese dentária.
Por que optar pelo uso de uma prótese dentária
É recomendada o uso de prótese dentária quando há perda de um ou mais dentes, sendo uma situação desagradável e muito incômoda. Por isso, é preciso buscar atendimento o mais rápido possível para que a situação não se agrave e gere outros problemas mais graves, como por exemplo, movimentação dos dentes adjacentes, reabsorção óssea, entre outros.