Prótese ortodôntica

A prótese ortodôntica apresenta diferentes formas que podem ser empregadas para auxiliar na recomposição de dentes que foram perdidos. A perda destes elementos estão associadas principalmente as doenças periodontais que se encontram em estágio avançado e consistem basicamente no acúmulo da placa bacteriana que se desenvolveu a atingiu a estrutura radicular dos dentes.

Existem diversas condições que tornam a prótese ortodôntica uma forma bastante abrangente, sendo capaz de atender a diferentes tipos de condições e necessidades específicas de cada indivíduo. Desse modo, os pacientes têm a sua disposição próteses que variam quanto as técnicas empregadas, os materiais usados, o tipo de prótese e outros fatores que serão selecionados após a análise feita pelo cirurgião-dentista.

A ortodontia é ramo da odontologia responsável pela correção da mal oclusão, da arcada dentária que apresenta irregularidades e das condições irregulares esqueléticas que comprometem a aparência. Desse modo, pode ser um ramo da odontologia que pode trabalhar em conjunto com a área protética, visando um planejamento de tratamento mais completo e com melhores resultados.

Prótese ortodôntica: os problemas ortodônticos e os tipos de aparelhos

Ao se submeter a um tratamento que conte com uma prótese ortodôntica, é preciso que o paciente não apresente problemas ortodônticos, ou que o dentista considere a presença dessas condições no momento de escolher e colocar a prótese ortodôntica.

Dentre os problemas ortodônticos que podem acometer o paciente encontram-se:

  • Mordida cruzada e mordida cruzada anterior;
  • Mordida aberta;
  • Apinhamento;
  • Sobremordida.

Nestes casos, é recomendado o uso de aparelhos que ajudem a alterar a posição dos dentes, retrair estruturas ósseas e musculares. Esses aparelhos exercem uma leve pressão nessas estruturas de modo que o devido posicionamento é atingido de modo gradual. Dentre as opções de aparelhos, pode-se agrupá-los nas categorias de aparelhos fixos e móveis.

Prótese ortodôntica e os tipos de prótese

Dentre os tipos de prótese ortodôntica disponíveis, o paciente pode participar do processo de escolha, mas a definição é feita pelo cirurgião-dentista, que considera o leque de opções disponíveis dentro do grupo de próteses removíveis e fixas.

A prótese total, por exemplo, são indicadas para pessoas que perderam todos os componentes dentários. Este tipo protético pode ser removível (dentadura) ou fixo sobre implantes (tipo protocolo).

Outros tipos compreendem as formas parciais, dentre elas a removível metálica, a imediata acrílica, por exemplo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese ortodôntica:


prótese ortodôntica
prótese ortodôntica