Saiba mais sobre a prótese fixa dentária
A perda de um ou mais dentes é uma situação muito incômoda, tanto por questões estéticas quanto funcionais. Isto pois, a ausência de um ou mais dentes compromete a função mastigatória e fonética e influencia na auto estima do paciente. Uma das opções para resolver este tipo de problema é o uso de uma prótese dentária fixa a qual tem a finalidade de substituir os dentes perdidos, melhorando a estética do sorriso e promover a reabilitação bucal.
Um dos motivos que torna a prótese fixa dentária muito procurada é a melhoria estética. Porém, é preciso levar em conta os benefícios que o seu uso pode proporcionar ao paciente, entre eles: melhora na função mastigatória, fazendo com que o paciente se alimente sem preocupação, recupere a sua capacidade de articular sons e palavras, melhore o seu convívio social, etc.
O que é uma prótese fixa dentária?
Este tipo de prótese pode ser encontrada em sua forma unitária ou parcial, em ambos, a finalidade é repor os dentes que foram perdidos. É possível encontrar quatro diferentes tipos de prótese fixa dentária, são eles:
- Coroa: é o tipo de prótese fixa mais utilizada na qual o dente é preparado para receber uma coroa ao redor dele. Normalmente, o material utilizado é a cerâmica ou metal;
- Ponte: indicado quando há perda completa do dente;
- Bloco: recomendando quando há a preservação da maior parte do dente;
- Prótese fixa sobre implante: funciona como a coroa ou a ponte, diferindo pelo fato da prótese não ser colocada sobre o dente, mas sim, sobre um implante dentário.
Assim, para saber qual o tipo de prótese fixa dentária mais adequado é necessário buscar a orientação de um profissional.
Quando a prótese fixa dentária é recomendada?
A prótese fixa dentária é recomendada para a reabilitação da função mastigatória e fonética, além de melhorar a estética do sorriso, quando ocorre a perda de um ou mais dentes por diferentes motivos, entre eles: cárie, fratura, traumas, doenças periodontais, entre outros.
Seja qual for o motivo, é importante buscar atendimento o quanto antes para que a situação não se agrave, podendo gerar problemas ainda mais graves que podem comprometer a saúde bucal do paciente.