O que saber sobre a prótese dentes da frente

Ao contrário do que ocorre com as próteses móveis, que podem ser retiradas e colocadas pelo próprio paciente para higienização, a prótese dente da frente só podem ser removidas pelo dentista, pois ficam cimentadas nos dentes remanescentes.

Este tipo de prótese é utilizada para cobrir de forma inteira ou somente uma parte do dente danificado, conferindo maior resistência ao mesmo e uma melhor aparência, formato ou alinhamento do dente. A prótese do dente da frente pode ser colocada sobre um implante dentário, dando um formato e uma estrutura semelhantes ao do dente natural.

Quando a prótese dente da frente é indicada

A prótese dente da frente pode ser encontrada em diferentes tipos de material, como por exemplo, porcelana ou cerâmica e apresentar aspecto e coloração semelhante ao do dente natural. Há outros tipos de material que podem ser utilizados, como: ligas de metal, que apresentam maior resistência e são colocados nos dentes posteriores.

Listamos a seguir algumas situações em que o uso da prótese dente da frente é indicada:

  • Substituir uma restauração quando não houver muita estrutura do dente;
  • Proteger um dente enfraquecido devido à fratura;
  • Restaurar um dente fraturado;
  • Cobrir um implante dentário;
  • Cobrir um dente que apresenta algum tipo de deformação;
  • Cobrir um dente que tenha passado por um tratamento de canal.

Para saber qual o tratamento mais indicado, é preciso buscar a orientação de um bom profissional.

Como funciona a prótese dente da frente

Este tipo de prótese é recomendado quando o paciente sofreu a perda de um dente, pois as falhas deixadas devido à ausência de dentes podem fazer com que os dentes remanescentes se movimentem. Com isso, o paciente fica com a mordida errada. O desequilíbrio decorrente da ausência de dente pode levar a outros problemas mais graves, como por exemplo, gengivite e disfunção na articulação temporomandibular (ATM).

Assim, a prótese dente da frente é colocada para preencher o espaço vazio decorrente da perda de dente, podendo ser cimentadas aos dentes naturais ou implantes mais próximos à região vazia. Estes dentes são chamados de pilares e servem como âncora para as pontes. É possível a escolha do material a ser utilizado para as pontes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese dente da frente:


prótese dente da frente
prótese dente da frente