Prótese dentária total fixa: o que é e quando seu uso é necessário

A prótese dentária total fixa é uma alternativa para quem perdeu todos os dentes. É uma forma que ajuda a sanar os problemas que envolvem o aspecto estético e os inconvenientes na hora de mastigar e conversar com outras pessoas.

Em casos em que a prótese dentária total fixa é necessária, é comum que esta seja apoiada sobre implantes, conferindo maior segurança, uma vez que os riscos da prótese escapulir da boca em momentos inoportunos diminuem bastante.

De acordo com especialistas, a prótese dentária total fixa é indicada em situações em que seja necessário a reabilitação das funções mastigatória, fonética e estética do paciente.

Evite problemas com o uso da prótese dentária total fixa

Aos que procuram abandonar a dentadura móvel, a prótese dentária total fixa pode ser uma boa alternativa. Isso porque as próteses móveis apresentam uma série de problemas que dificultam o seu uso. Dentre os problemas, pode-se elencar:

  • Dificuldade ao mastigar, uma vez que a fixação é dada por meio de adesivos que possuem fixação temporária;
  • Insegurança com relação a possibilidade da dentadura sair do lugar, ou até mesmo cair da boca;
  • Desconforto por conta do tamanho que a prótese móvel ocupa;
  • Dificuldades de adaptação. Em alguns casos é feita a devolução do material, sendo uma opção pouco atrativa também para os laboratórios e consultórios.

Sendo assim, a prótese dentária total fixa sobre implantes é ideal para os pacientes que desejam obter uma forma mais segura e compatível com seu estilo de vida. Também conhecida como prótese dentária fixa tipo protocolo, esse tipo protético conta a inserção de implantes na parte inferior ou superior, de modo que a prótese seja encaixada nestas estruturas.

O que saber antes de optar pela prótese dentária total fixa

Antes de optar pela prótese dentária total fixa o paciente deve estar a par dos tipos de materiais que estão disponíveis para a fabricação desse tipo de prótese. Sendo assim, encontrará as opções feitas de porcelana, metal ou de zircônio.

Outro ponto importante está relacionada a adaptação. O dentista deve alertar sobre a possibilidade de haver desconforto inicial associado ao novo formato das arcada dentário e ao tipo de oclusão que fora formatado.

Por fim, o profissional deve alertar sobre os cuidados e o tempo de vida que uma prótese dentária total fixa possui, deixando claro que a prótese, apesar de bem cuidada, deve ser reparada, ajustada ou trocada futuramente


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese dentária total fixa:


prótese dentária total fixa
prótese dentária total fixa