Prótese dentária total em casos de perda dentária
O uso da prótese dentária total é uma das formas utilizadas, como forma de reabilitação oral do paciente, mais antigas. As perdas dos dentes são muito traumáticas e provocam problemas de cunho psicológico, funcional e estético, tornando-se um fator gerador de desconforto, insatisfação e constrangimento, atrapalhando a forma como o indivíduo se relaciona com as pessoas ao seu redor.
A prótese dentária total é indicada para casos em que o paciente sofreu a perda de muitos dentes da arcada dentária e precisa substituí-los. Dessa forma, esse tipo de prótese é bastante indicado e benéfico pois consegue suprir a sua deficiência com um único elemento protético.
Apesar de ser uma alternativa bastante utilizada, as próteses ainda geram bastante dúvidas com relação a sua utilização, principalmente com relação a segurança e comodidade. Por isso, para ajudar na escolha do tipo de prótese, tirar as dúvidas e ficar mais confortável com a ideia de usar uma prótese dentária total, por exemplo, o paciente deve buscar amparo por meio de uma consulta com um cirurgião-dentista capaz de prover o devido apoio.
Cuidados que devem ser dependidos com a sua prótese dentária total
Por conta dos desgastes naturais que a prótese dentária total apresentará ao longo do tempo, é preciso considerar a sua troca, o ajuste ou escolher outra forma de reparar a ausência dos dentes perdidos.
Para que sua prótese dentária total dure mais tempo é possível realizar alguns cuidados como:
- Depositar a prótese sobre uma toalha, ou em um recipiente com água, sempre que forem manuseadas. Por conta da sua fragilidade, essas medidas ajudam evitar quedas e quebra do material;
- Evite que sua prótese fique seca, mantenha-a imersa em água, mas não utilize água quente para essa função;
- Faça a devida escovação diariamente para que os resíduos de alimentos, assim como a placa bacteriana sejam removidos;
- Escove a gengiva e a língua antes de colocar a prótese dentária total.
Prótese dentária total removível e fixa
Quem adota a prótese dentária total conta com duas formas: a removível e a fixa. A primeira, também conhecida como dentadura é feita por meio de moldes que assemelham-se a anatomia da arcada dentária do paciente. Atualmente é um tipo de prótese mais bem elaborada, reproduzindo muito bem a forma, tamanho e cor dos dentes e gengiva.
A forma fixa costuma ficar posicionada sobre implantes que são inseridos na estrutura óssea da mandíbula ou da maxila, de modo que tais implantes servem como suporte para as próteses.