Prótese dentária removível em acrilico combina economia e estética
Um sorriso sem todos os dentes pode ser constrangedor para a maioria das pessoas, além de afetar a autoestima, a falta de um ou mais dentes pode afetar a imagem pessoal e profissional, além de ter impactos na fala e na mastigação. A prótese dentária removível em acrilico pode ser uma solução para a aparência da funcionalidade da boca.
Também conhecida como prótese flexível, a prótese dentária removível em acrilico surgiu para substituir o método anterior que se apoiava no uso de grampos metálicos, que normalmente apareciam ao sorrir ou falar. Mas assim como a técnica antiga, a prótese dentária removível em acrilico ou flexível também demanda alguns cuidados para garantir uma maior durabilidade:
- Hidratação do dispositivo durante a noite em água ou solução própria;
- Limpeza constante após as refeições e antes de dormir;
- Atenção ao fazer as remoções e colocar de volta no encaixe;
- Visitar constantes ao dentista para avaliação da prótese e da saúde bucal.
Onde aplicar?
A prótese dentária removível em acrilico pode ser aplicada em seu formato parcial, ou seja, quando existe uma grande quantidade de dentes remanescentes na boca. O procedimento a ser seguido consiste em avaliar os locais na gengiva onde existem as falhas e traçar o desenho para que a prótese encaixe da melhor forma possível. A técnica possui uma vantagem por não realizar a extração de dentes e de também não desgastar os já existentes, substituindo apenas os necessários.
Como é o uso?
A prótese dentária removível em acrilico pode ser considerada praticamente invisível. Tanto a gengiva quantos os dentes são feitos de resina e devem ser criados a partir do tamanho, cor e formato dos elementos naturais da boca onde vão se apoiar, ou seja, muito diferentes das próteses com grampos metálicos, que aparecem durante a fala ou do sorriso.
O procedimento também garante uma maior estabilidade durante a mastigação. Contudo, a prótese dentária removível em acrilico apresenta dificuldade durante a inserção e remoção da boca. O paciente também deve tomar cuidado ao manuseá-la, já que quando existem fraturas é necessário fazer uma nova.