Prótese dentária removível auxilia qualidade da saúde bucal

Muitos são os motivos para a perda dos dentes: seja pela idade, acidentes ou problemas bucais como a extração por cáries. Assim, para que o sorriso continue bonito e que a mastigação e a fala não sejam afetadas, é possível utilizar a instalação de uma prótese dentária removível.

Mais acessível financeiramente que a prótese fixa, a prótese dentária removível possui muitas técnicas para a colocação desse tipo, mas que se dividem em duas principais: total e parcial.

Quais são as diferenças?

A prótese dentária removível total é aquela conhecida popularmente como dentadura. Ela é recomendada para os pacientes que perderam todos ou a maioria dos dentes. Escolhido esse tipo de abordagem, o dentista irá confeccionar uma base móvel na qual os dentes naturais serão substituídos por dentes de acrílico. Para que a aparência do paciente seja semelhante à original, o profissional deve se atentar ao formato, cor e tamanho anteriores.

Do outro lado, caso o paciente tenha uma quantidade maior de dentes na boca, o procedimento a ser escolhido pode ser a prótese dentária removível parcial. Com ela, não é feita a extração dos dentes remanescentes. Utilizando-se da estrutura existente, o dentista instala uma base de conectores, grampos e selas nos quais a prótese se sustenta, eliminando os riscos de queda durante a movimentação da boca.

Quais são os cuidados?

A prótese dentária removível demanda uma certa conduta de cuidados para garantir a sua durabilidade além da saúde bucal de quem a usa. Algumas delas são:

  • Higienização: retirar a prótese da boca, enxaguá-la e depois realizar a escovação com ela em mãos;
  • Segurança: encaixe correto da prótese parcial para que não caia, e, caso seja prótese total, a utilização de colas específicas;
  • Hidratação: à noite, após a limpeza, guardar a prótese em local com água ou solução própria para que não resseque;
  • Precaução: visitas regulares ao dentista para avaliação da prótese e caso haja alguma anormalidade.

O que se vê é que a prótese dentária removível é um investimento a longo prazo, que assegura uma melhora na qualidade de vida ao proporcionar confiança aos pacientes para sorrirem sem preocupação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese dentária removível:


prótese dentária removível
prótese dentária removível