Como funciona a prótese dentária definitiva?

Com o tempo, o convício com os dentes danificados ou com a ausência deles pode ocorrer. Desta forma diversas tecnologias foram desenvolvidas para amenizar essa questão, que pode afetar nossa autoestima e saúde no geral. Uma delas é a prótese dentária definitiva, que se tornou uma opção de tratamento odontológico, como um substituta moderna para a tradicional dentadura. Neste texto, estão reunidas algumas informações para ajudar você, que está pensando em optar por esse tipo de tratamento. Confira!

Como funciona uma prótese dentária definitiva

A prótese dentária definitiva tem como principal característica a implantação junto ao osso, na região da mucosa bucal. Desta forma, ela é fixada e não pode ser removida.

A prótese dentária definitiva é feita a partir de um tratamento que começa com a avaliação médica, depois é feio um molde da boca do paciente e por fim a realização das próteses que reproduzem de forma fiel os dentes danificados ou ausentes e suas estruturas. Ao fazer esse processo é possível alcançar resultados mais natural e de fácil adaptação para o paciente. Buscando mais conforto e durabilidade, existem quatro tipos de próteses dentárias fixas, são elas:

  • Coroa: quando o dente recebe uma coroa de porcelana ou cerâmica ao redor dele;
  • Ponte: quando há a perda completa do dente e a reposição é feita com a ajuda de outros dentes;
  • Bloco: se existe a preservação da maioria dos dentes, o bloco restaura apenas os elementos que faltam;
  • Ponte fixa sobre implante: neste caso, ela é parecido com a coroa ou a ponte, mas é feita sobre um implante dentário.

Dentre todos esses tipos de prótese dentária definitiva, o dentista irá optar por aquele que se encaixa melhor com as necessidades do paciente. Essas questões só podem ser identificadas por ele, a partir de um diagnóstico. Só assim é possível realizar o tratamento.

Benefícios da prótese dentária definitiva

A prótese dentária fixa, possui como principal benefício a estética, conforto e adaptação. Com essa técnica é possível trazer mais bem estar e autoestima ao paciente. Também existem outros aspectos importante que também são beneficiados com o uso da prótese dentária definitiva, como por exemplo, a rotina mais prática, a melhora da fala, da mastigação, da estrutura dos lábios e sorriso. Entre outros aspectos, a prótese dentária definitiva, se tornou conhecida entre os profissionais e pacientes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese dentária definitiva:


prótese dentária definitiva
prótese dentária definitiva