Quanto é uma prótese dentária

Antes de buscar informações sobre quanto é uma prótese dentária, o paciente deve saber que a prótese odontológica, também referida como dentadura, serve como forma de promover a reabilitação de pacientes que apresentam a falta de algum elemento dental. Dessa forma ajudam a compensar os dentes ausentes, melhorando o aspecto visual e o papel desempenhado pelos dentes nos quesitos relacionados a oclusão, dicção e mastigação.

As perdas dentárias costumam ser provocadas por conta de traumas que provocam a fratura da raiz, casos de cáries que não foram tratadas ou casos de doença periodontal em estágio avançado. Em todos os casos, as próteses podem ser usadas, de modo que servem para substituir qualquer tipo de dente perdido, compensando o fato de quanto é uma prótese dentária.

A qualidade das próteses dentárias evoluíram bastante e acompanharam o desenvolvimento de novos materiais que ajudam a simular os dentes naturais, além de proporcionar maior conforto e segurança aos pacientes.

Quanto é uma prótese dentária e seus tipos

Saber quanto é uma prótese dentária depende da indicação feita pelo dentista sobre qual tipo protético o paciente deve usar. A indicação leva em consideração os anseios estéticos do paciente, suas condições financeiras, as características da sua arcada dentária e o número de elementos ausentes em sua boca.

As opções que estão a disposição para o tratamento levam conta:

  • O tipo de fixação;
  • O número de dentes a serem substituídos;
  • Os materiais usados;
  • Tratamentos que devem ser feitos previamente;
  • A necessidade de realizar implantes.

O paciente deve ser devidamente orientado e sua opinião e desejos devem ser ponderados, mas a escolha pelo tipo de prótese a ser usada é definida pelo cirurgião-dentista.

Cuidados e problemas de uma prótese dentária

Os cuidados com a prótese dentária devem ser feitos considerando quanto é uma prótese dentária. Por conta dos valores gastos no tratamento, os devidos cuidados de higienização e acompanhamento devem ser feitos, visando a durabilidade do objeto protético e sua manutenção em boas condições de uso.

Os problemas com as próteses costumam envolver dificuldade na fase de adaptação, descolamento de componentes, como no caso das coroas e pontes, assim como as fraturas, mesmo que essas sejam mais difíceis de acontecer.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende quanto é uma prótese dentária: