Prótese dentária total em casos de perda dentária

O uso da prótese dentária total é uma das formas utilizadas, como forma de reabilitação oral do paciente, mais antigas. As perdas dos dentes são muito traumáticas e provocam problemas de cunho psicológico, funcional e estético, tornando-se um fator gerador de desconforto, insatisfação e constrangimento, atrapalhando a forma como o indivíduo se relaciona com as pessoas ao seu redor.

A prótese dentária total é indicada para casos em que o paciente sofreu a perda de muitos dentes da arcada dentária e precisa substituí-los. Dessa forma, esse tipo de prótese é bastante indicado e benéfico pois consegue suprir a sua deficiência com um único elemento protético.

Apesar de ser uma alternativa bastante utilizada, as próteses ainda geram bastante dúvidas com relação a sua utilização, principalmente com relação a segurança e comodidade. Por isso, para ajudar na escolha do tipo de prótese, tirar as dúvidas e ficar mais confortável com a ideia de usar uma prótese dentária total, por exemplo, o paciente deve buscar amparo por meio de uma consulta com um cirurgião-dentista capaz de prover o devido apoio.

Cuidados que devem ser dependidos com a sua prótese dentária total

Por conta dos desgastes naturais que a prótese dentária total apresentará ao longo do tempo, é preciso considerar a sua troca, o ajuste ou escolher outra forma de reparar a ausência dos dentes perdidos.

Para que sua prótese dentária total dure mais tempo é possível realizar alguns cuidados como:

  • Depositar a prótese sobre uma toalha, ou em um recipiente com água, sempre que forem manuseadas. Por conta da sua fragilidade, essas medidas ajudam evitar quedas e quebra do material;
  • Evite que sua prótese fique seca, mantenha-a imersa em água, mas não utilize água quente para essa função;
  • Faça a devida escovação diariamente para que os resíduos de alimentos, assim como a placa bacteriana sejam removidos;
  • Escove a gengiva e a língua antes de colocar a prótese dentária total.

Prótese dentária total removível e fixa

Quem adota a prótese dentária total conta com duas formas: a removível e a fixa. A primeira, também conhecida como dentadura é feita por meio de moldes que assemelham-se a anatomia da arcada dentária do paciente. Atualmente é um tipo de prótese mais bem elaborada, reproduzindo muito bem a forma, tamanho e cor dos dentes e gengiva.

A forma fixa costuma ficar posicionada sobre implantes que são inseridos na estrutura óssea da mandíbula ou da maxila, de modo que tais implantes servem como suporte para as próteses.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese dentária total: