Prótese dentária superior proporciona melhora na fala

Não ser compreendido ao conversar pode provocar certa vergonha. A falta de alguns dentes na arcada pode ser o motivo dos erros fonéticos. Uma solução para esse problema está na aplicação de prótese dentária superior, principalmente com os dentes da frente.

Alguns fonemas do português necessitam que os lábios ou a língua entrem em contato com os dentes da arcada de cima. Sem esse movimento, se torna complicado falar palavras que contenham as letras F, T, D, N, S, Ç, Z.

Em resumo, as próteses disponíveis no mercado são instaladas tanto para a arcada superior (maxilar) quanto para a inferior (mandíbula) e propiciam uma série de melhorias para o paciente como:

  • Próteses com aparência semelhante à natural;
  • Reconquista da confiança ao sorrir;
  • Melhoria da mastigação e da fala;
  • Melhoria da saúde bucal.

Como funciona a prótese dentária superior removível

A prótese dentária superior do tipo removível são usadas em dois casos: de modo parcial ou total, ambas permitindo que os dispositivos sejam removidos para limpeza.

Do modo parcial, a prótese dentária superior é recomendada para o paciente que precisa substituir poucos dentes. O procedimento pode ser feito utilizando grampos metálicos ou uma base de acrílico, apoiando-se sempre nos dentes já existentes e também no palato (céu da boca).

A técnica de prótese total é instalada para os indivíduos com perda completa ou da maior parte dos dentes da boca. É criada uma dentadura que substituíra todos os dentes das parte superior e inferior da boca.

Como funciona a prótese dentária superior fixa

Também dividida entre parcial e total, a prótese dentária superior fixa atua de forma diferente: ao invés da remoção para a limpeza, os dentes substituídos se integram ao restante. Do método parcial, as próteses são fixadas entre dois dentes naturais, que os dão suporte. Para tanto, os dentes naturais passam por um processo de desgaste, que pode comprometer a estrutura.

A prótese dentária superior do tipo total, de outra forma, utiliza-se da técnica de implantes para dar o melhor encaixe à substituição completa das arcadas, no entanto, para ser apto a receber esse tratamento, o paciente precisa ter uma estrutura óssea qualificada para receber os implantes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese dentária superior: