Prótese dentária móvel: como funciona e indicações

Conviver com os dentes danificados ou com a ausência deles é um incomodo que só quem já passou sabe. Mas além do desconforto, essa questões pode trazer consequências para a saúde bucal e de todo o corpo. Pensando nisso, foi criada a prótese dentária móvel. Uma das mais tradicionais soluções para a reconstrução dentária, que une a comodidade, estética e saúde para o paciente. Neste texto, você encontrará algumas informações essenciais sobre a prótese dentária móvel, confira!

O que é Prótese dentária móvel?

Mas antes, o que é a prótese dentária móvel? Esse recurso, como o próprio nome diz, é uma reconstrução dentária que pode ser removida pelo paciente a qualquer momento em sua rotina. Feita a partir do molde da arcada dentária, ela reproduz a estrutura e posição dos dentes ausentes, devolvendo o funcionamento natural da dentição. Com diferentes possibilidades, a prótese dentária móvel pode ser feita para situações diferentes e com diversos materiais, como por exemplo:

  • Acrílica: feita a partir do material acrílico, tem cor e textura compatível com a gengiva, onde será apoiada e pode ter grampos para ser fixa ao dentes;
  • Esquelética: com estrutura de suporte feita em metal e os dentes em acrílico. Essa ponte, geralmente é apoiada com ganchos em outros dentes existentes e também costuma ocupar menos espaço na boca;
  • Mista: Neste caso, a prótese une o material acrílico e metálico para realizar a estrutura total, o que diminui o volume;
  • Flexível: Com ela é possível substituir os grampos metálicos por elementos com a cor dos dentes ou da gengiva. Melhorando a estética e a flexibilidade durante o uso.

A escolha da melhor opção de prótese dentária móvel e o material usado, só pode ser feita a partir de um diagnóstico preciso e feito por um dentista. Por isso, o indicado é que esse especialista seja consultado, tanto para pesquisa, para tirar dúvidas e principalmente no acompanhamento do tratamento e uso. Então não exite em consultar o seu profissional de confiança.

Benefícios e indicações

Assim como em outros métodos de reposição dos dentes, a prótese dentária móvel é cheia de benefícios. Com ela é possível melhorar a mastigação, mordida e fala do pacientes. Além desses fatores, outro benefício que é sentido de forma imediato é a estética. Alguns materiais e técnicas permitem recriar um sorriso muito semelhante ao natural, garantindo um resultado satisfatório que ajuda na autoestima, psicológico e até social do paciente. Então é possível dizer que a prótese dentária móvel é considerado um investimento em você e em sua saúde.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese dentária móvel: