Prótese dentária esquelética: detalhes e benefícios

A convivência com a ausência dos dentes é uma situação que gera incômodos relevantes na rotina. Com efeitos que vão além do desconforto, essa situação pode comprometer a funcionalidade dos dentes e causar efeitos na saúde de todo o corpo. Para isso, a prótese dentária esquelética, também conhecida como prótese de metal, foi desenvolvida. Conhecida por dentistas e pacientes ela pode ser uma ótima opção para você. Confira algumas informações sobre esse método a seguir.

O que é Prótese dentária esquelética?

Feita para ser móvel, a prótese dentária esquelética é um recurso que reconstrói a carga dentária do paciente. Para fazer a prótese, o dentista, faz um molde da boca do paciente, que é usada para reproduzir a estrutura e formato dos dentes ausentes. Na prótese dentária esquelética, o metal é o material é usado para fazer a fixação dos dentes, com grampos que fazem o encaixe nos dentes saudáveis. Com diferentes possibilidades, a prótese dentária esquelética pode ser feita para situações diferentes e com diversos materiais, como por exemplo:

  • Metal: com estrutura de suporte feita em metal e os dentes em acrílico. Essa ponte, geralmente é apoiada com ganchos em outros dentes existentes e também costuma ocupar menos espaço na boca;
  • Mista: Neste caso, a prótese une o material acrílico e metálico para realizar a estrutura total, o que diminui o volume.

Essa escolha é realizada em parceria com o profissional de odontologia, apenas o dentista pode dar o suporte necessário e fazer o disgnóstico preciso que indicara os tipo de tratamento ideal. Por isso, inclua em suas pesquisas sobre esse assunto, a consulta ao seu especialista de confiança.

Benefícios e especificações da prótese dentária esquelética

Entre as vantagens dessa técnica, estão a melhora do bem estar e saúde, já que a prótese dentária esquelética, ajuda na mastigação, melhora a mordida e até a fala ao reconstruir a estrutura da boca. Além do benefício estético, com a melhora a autoestima, psicológico e social dos pacientes.

Porém exite uma desvantagem da prótese dentária esquelética, a adaptação ao aparelho. Nos primeiros dias ou até um mês de uso é comum surgir alguns incômodos, principalmente na região dos grampos de fixação. Ma a tendência é que essa sensação melhore com o tempo e o seu dentista poderá te ajudar nesse adaptação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende prótese dentária esquelética: