Qual a função do implante dentário prótese fixa?

O implante dentário prótese fixa é a que torna possível consertar a danificação ou a perda de um ou mais dentes. É a que mais se assemelha aos dentes naturais, e é colocada de maneira fixa na boca do paciente. Ele se torna aconselhado quando é necessário reabilitar a função mastigatória, fonética e estética dental do paciente.

É bastante comum ouvir o incômodo das pessoas que vivem com dano ou sem um dente na boca. Isso afeta diretamente a auto estima e a confiança da pessoa. Afinal, o nosso sorriso é o nosso cartão de visitas para muitas situações. O implante dentário prótese fixa é a solução para esse problema, de uma forma que não precise de cirurgia.

Perguntas frequentes referentes ao implante dentário prótese fixa

Ao optar pelo implante dentário prótese fixa, muitas perguntas vêm a mente do paciente. Como, por exemplo:

  • Quais os materiais que compõem essa prótese?
  • Podem ocorrer problemas?
  • Quanto tempo dura?
  • Como é o tratamento?

Todas essas perguntas possuem resposta. Em primeiro lugar, os materiais usados para a inserção do implante dentário prótese fixa são as de metal com porcelana, e as de porcelana pura sem metal. As de metal com porcelana, apesar do uso do metal, são as mais resistentes. Porém, se o desejado é um estética mais agradável, as de porcelana pura são as mais indicadas.

Em relação a durabilidade do implante dentário prótese fixa, ela chega a ser bastante variada, pois depende muito de cada caso e seus fatores, como, por exemplo: o preparo correto do dente que irá receber a prótese, a adaptação correta da prótese ao dente, a qualidade dos materiais utilizados, e a adaptação da prótese em relação aos dentes que estão ao redor.

Os problemas gerados são poucos. Em alguns casos pode gerar algum desconforto, mas isso se torna passado conforme a adaptação ao implante dentário prótese fixa vai acontecendo. O tratamento, entretanto, irá variar dependendo do número de elementos que irão compor a prótese. Quando o paciente possui apenas um dente precisando da prótese, o tratamento gira em torno de preparar o dente e confecção de um provisório, moldar para obtenção de gesso e, futuramente, é necessário passar por uma prova da prótese. Todo esse processo leva em torno de duas a quatro sessões.

Atenção!

Há casos em que o implante dentário prótese fixa não é possível. Antes de tudo, é preciso checar alguns requisitos, como: avaliar os princípios biomecânicos que irão garantir retenção, estabilidade e resistência para a prótese, protegendo os dentes aonde elas irão se fixar. Quando o caso é de uma prótese fixa unitária é necessário checar a estrutura do dente remanescente para garantir uma boa fixação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende implante dentário prótese fixa: